R.Carlos Meira, 340 - Penha de França, São Paulo - SP, 03605-010
  • (11) 3892-5438
  • (11) 3892-5442

BNE: pesquisa aponta que 45% dos recrutadores eliminam currículos em até 20 segundos

DATA: 23/11/2021

Uma pesquisa realizada pelo Banco Nacional de Empregos (BNE) com recrutadores, mostrou que quase metade (45%) deles eliminam os currículos para uma entrevista em até 20 segundos. Outros 42% dos recrutadores descartam os documentos em um minuto e 11% em 10 segundo.

O BNE também fez um levantamento para mapear os motivos por trás da eliminação de candidatos. Foi apurado que quase sete a cada 10 (68%) recrutadores excluem um currículo de imediato pela falta de experiência do concorrente.

"Algumas vezes, os interessados pelas vagas não colocam as suas principais experiências profissionais no currículo. É muito importante que seja indicado, de alguma forma, que a pessoa tenha experiências, mesmo que sejam informais ou trabalho voluntário", explica o gerente de negócios do Banco Nacional de Empregos (BNE), José Tortato.

Motivos que eliminam candidatos em processos seletivos 

Há outros fatores que fazem com o que o candidato seja eliminado do processo seletivo, sendo que os erros de português e a falta de especialização aparecem em destaque.

Veja os principais motivos de eliminação do currículo pelos recrutadores:

  • 68% excluem pela falta de experiência do concorrente
  • 25% excluem por causa de erros de português
  • 6% descaram pela falta de especialização

"Com o fim do ano se aproximando, período que conta com a Black Friday e o Natal, as vagas de emprego tendem a aumentar, o que abre um cenário de grandes oportunidades. Os profissionais precisam estar cada vez mais qualificados, e o currículo merece toda atenção, com o candidato o mantendo atualizado, já que a concorrência também costuma ser grande", diz o gerente de Negócios do BNE.

Fonte: com informações do g1

Compartilhar: