R.Carlos Meira, 340 - Penha de França, São Paulo - SP, 03605-010
  • (11) 3892-5438
  • (11) 3892-5442

Transformação digital: Por onde começar?

DATA: 06/09/2020

A transformação digital nunca esteve tão presente na vida das pessoas e nas empresas. E a tendência, é que ela apareça cada vez mais. Isso significa que as empresas que não começarem usar as soluções digitais a seu favor, dificilmente irão se destacar no mercado competitivo.

Transformar digitalmente uma empresa vai muito além de simplesmente começar a usar ferramentas digitais e tecnológicas. Pois a transformação é muito mais profunda e afeta, inclusive, toda a cultura organizacional.

Isso porque é preciso que haja a mudança do mindset da empresa. Sendo assim, a transformação digital é a mudança que ocorre em uma empresa que vai desde as ferramentas e sistemas utilizados, até a forma de trabalhar e gerir os profissionais e os recursos empresariais.

Toda essa mudança exige um investimento financeiro e, principalmente, um investimento de tempo e esforços. Afinal, como em qualquer mudança, os profissionais precisam ser treinados e capacitados para agir da melhor forma e trazer bons resultados.

Vantagens

Aderir a uma transformação digital na empresa traz diversas vantagens e benefícios, como:

- Aumenta a eficiência dos processos e operações na empresa;
- Melhora a experiência dos clientes durante o processo de aquisição do produto ou serviço;
- Mantém a produtividade dos colaboradores elevada;
- Facilita a gestão de processos e dos profissionais;
- Os colaboradores trabalham com mais satisfação, aumentando a retenção de talentos;
- Reduz custos a médio e longo prazo;
- A empresa se torna mais competitiva no mercado.

Enfim, existem diversas vantagens em aderir à transformação digital. No entanto, cada área terá melhorias específicas dependendo do que for feito na empresa.

Transformação digital

Para começar, analise o negócio como um todo e repense as estratégias da marca. O segredo é pensar de forma inovadora e sempre visando o futuro.

Planeje formas de rever a cultura organizacional. Afinal, grandes mudanças estruturais pedem grandes mudanças culturais também.

Ofereça treinamentos e qualificações constantes para os profissionais se manterem qualificados mesmo com todas as mudanças e transformações.

Reformule os fluxos de trabalho de acordo com a transformação digital que for estabelecida na empresa.

Crie metas específicas e sempre acompanhe os indicadores de desempenho para uma avaliação e evolução constante dos processos da empresa.

A tecnologia tem ajudado milhares de empresa ao redor do mundo e, com certeza ela pode ajudar a sua também. Para isso, basta saber utilizá-la com sabedoria.

Compartilhar: