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Carreira após os 50: veja quatro dicas para profissionais seniores em busca de crescimento

DATA: 07/06/2021

Um relatório feito pela Robert Walters, consultoria global de recrutamento, mostrou que 72% dos profissionais com mais de 50 anos afirmam não ter oportunidade de promoção nas empresas atuais. Segundo a pesquisa 41% dos trabalhadores com idades entre 51 e 60 anos acham que não há oportunidades de desenvolvimento de carreira disponíveis em seus locais de trabalho.

O relatório “Promovendo a Diversidade no Local de Trabalho” apontou que um terço desse público não sabe o que fazer para conseguir uma promoção ou maiores responsabilidades. Porém, não é apenas a falta de conhecimento que impede o avanço desses profissionais. Um quinto deles (21%) indica que a falta de treinamento também é um obstáculo.

“Isso acarreta o risco de que o potencial desse grupo de talentos seniores seja desperdiçado por mais de uma década ou mesmo duas, já que suas carreiras estagnam sem valorizar o conhecimento e a experiência adquirida ao longo de sua carreira profissional”, explica Richard Townsend, country manager da Robert Walters Brasil.

Para tentar ajudar esses trabalhadores com mais de 50m anos a mudarem essa realidade, a Robert Walters preparou 4 dicas:

1 - Informe sua empresa sobre sua ambição profissional

Ter em mente que continuar progredindo em sua carreira é algo que sua empresa deve estar disposta a apoiar. Quer seja ter a oportunidade de aprender novas habilidades, aumentar seu potencial de ganhos ou moldar a direção da empresa por meio da contribuição de novas ideias, o primeiro passo para fazer isso é tornar sua empresa ciente de sua ambição e do seu nível de envolvimento com ele.

Isso não apenas demonstrará seu compromisso com a organização, mas também os incentivará a pensar sobre as maneiras pelas quais eles poderiam criar novas funções ou dar a você responsabilidades adicionais para aproveitar ao máximo sua experiência e conhecimento.

Recomendamos que você fale sobre isso em sua próxima avaliação de desempenho, ou mesmo antes, se você se sentir insatisfeito e quiser resolver o problema imediatamente.

2 - Descubra quais são as maneiras de progredir

Se o seu objetivo é ascender a um cargo de maior responsabilidade, é importante falar com a sua organização para saber se você tem as habilidades necessárias para exercê-la, ou se, ao contrário, considera que é preciso mais treinamento para realizá-lo com sucesso.

Um terço dos trabalhadores com mais de 50 anos dizem que não sabem o que devem fazer para obter uma promoção, por isso é importante conversar com seu manager para descobrir o que você precisa fazer e como pode melhorar. 

Só porque você é mais experiente do que alguns de seus colegas mais jovens, você não deve sentir que eles devem ser os únicos a se beneficiar das oportunidades de treinamento em sua empresa. 

Desenvolva novas competências em gestão de projetos, liderança, competências digitais, formação de equipes ou tomada de decisões, não tenha medo de perguntar ao seu chefe como pode utilizar os recursos da sua organização a favor da progressão na sua carreira.

3 - Explore diferentes maneiras de trabalhar

Um modelo de trabalho tradicional das 9h às 17h nem sempre é simples com compromissos fora do trabalho, mas suas responsabilidades não devem impedir que sua carreira ou potencial de ganho melhore. 

As empresas estão introduzindo formas novas e mais progressivas de trabalhar para atrair e reter seus melhores talentos e estão percebendo que os modelos de trabalho precisam mudar para atender às necessidades das diferentes pessoas que compõem sua organização.

Portanto, não tenha medo de perguntar a seu chefe como você poderia usar os diferentes recursos, modelos e práticas de sua empresa para apoiar seu progresso. Seja trabalhando remotamente ou como parte de um compartilhamento de trabalho, horários flexíveis ou um trabalho mais focado em projetos, há muitas maneiras de conciliar o trabalho e os compromissos da vida pessoal. Converse com sua empresa sobre como você pode mudar seu estilo de trabalho atual com a missão de atingir todo o seu potencial.

4 - Mantenha suas opções abertas

Com mais de uma década pela frente para progredir e crescer em sua carreira, é importante que você reserve um tempo para refletir se está satisfeito com sua empresa e funções atuais. 

Embora as gerações mais antigas sejam identificadas por sua lealdade em comparação com os trabalhadores mais jovens, se sua empresa não está lhe dando as oportunidades de progresso que você deseja, pense no que pode estar reservado para você no mercado de trabalho.

Ao buscar novas oportunidades, lembre-se de que nunca é tarde para mudar sua situação. O relatório “Promovendo a Diversidade no Trabalho” afirma que existem alguns setores mais favoráveis ​​a apostar nos profissionais mais velhos, como tecnologia, serviços e indústria. Você deve pensar em como suas habilidades transferíveis podem ajudá-lo a trabalhar em outros setores. 

Muitas empresas não olham apenas para cargos, mas preferem focar nas habilidades e experiência dos candidatos, então certifique-se de identificar quais habilidades, competências e habilidades em seu perfil profissional poderiam atendê-lo, ser compatíveis e benéficas, mostrando-se como um bom candidato para empresas de outros setores.

“À medida que a expectativa de vida e o número de trabalhadores mais velhos aumentam, as empresas devem garantir que atendem às necessidades dos funcionários de todas as gerações. Os trabalhadores de meia-idade geralmente adquirem habilidades, experiência e conhecimento importantes que podem ser muito valiosos para uma empresa. Sem falar no fato de que este pool de talentos continuará a representar um número e proporção crescentes do mercado de trabalho, por isso não é aconselhável desativar suas oportunidades de treinamento e desenvolvimento. O impacto que terá na motivação, produtividade e na diversidade de trabalhos futuros ambientes ”, finaliza Richard.

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